Gito Costa lança single ‘Embalando a Rede’, com inspiração nos mestres da guitarrada


O mês de junho tem dois lançamentos na Terra Firme, um dos bairros mais populosos de Belém. Na sexta-feira, 9, o músico Gito Costa lança o seu primeiro single “Embalando a Rede”, pelo selo fonográfico “Mirante Record” e fala sobre a experiência do artista vivenciar a realidade Amazônia, disponível em todas as plataformas digitais. Já no próximo dia 14, o “Mirante Records” será oficializado como selo de música Amazônica que nasce na periferia e será celebrado em festa organizada pelo produtor musical, Eric Monteiro.

Gito Costa, 36 anos, é guitarrista natural de Limoeiro do Ajuru e começou a tocar profissionalmente aos 13. De família de músicos, tinha uma banda com o pai e os irmãos, antes de lançar o primeiro trabalho e solo. “A música vem de berço, por influência do meu pai Orleno Alves, também guitarrista. Tínhamos uma banda com meus irmãos Wharllen Monteiro e Whelo Monteiro, e foi o pontapé de todo o nosso trabalho”, iniciou.

Sobre o single “Embalando a Rede”, Gito destaca que se orgulha por lançá-la por meio de uma produtora que já nasce com o caráter de fomentar o trabalho dos artistas da região e conta, também, as influências e inspirações da música. “A música paraense em si não precisa provar nada, ela já é muito admirada. Mas demarcar isso é mais que uma proposta, é ser eu mesmo. É onde está minha essência. Tem guitarrada na África, na América Central, mas a do Pará é parada, disse.

“O single traduz a experiência do artista ao vivenciar a realidade amazônica. A inspiração passa desse os mestres da Guitarrada como Mestre Aldo Sena, Mestre Vieira, Mestre Solano, e também nosso brega que é rico em guitarradas”, completou. 

Selo Mirante Records oficializa trabalho construído ao longo de 5 anos 

Eric Monteiro, 24 anos, é produtor musical e designer. Apesar de ser jovem, há cinco anos atua na música e já lançou artistas pelo selo TF TRAXX, que tinha foco na música underground. Atuando com a música paraense e artistas do interior do estado, reformulou a proposta do selo e no dia 14 de junho lança o selo fonográfico “Mirante Records” que assina o trabalho de Gito Costa. “Trabalho com produção há quase cinco anos, a ideia de fundar um selo na periferia veio a partir de uma necessidade que enxerguei de resgatar e mostrar novos talentos. Venho da música eletrônica e sei que o mercado musical é muito exigente então quero facilitar muito a vida de novos artistas regionais”, disse.

Com a família formada em Curuçá, no Pará, o produtor conhece de perto e valoriza a musicalidade regional. “Quero facilitar o registro e o acesso a indústria musical aos músicos e artistas interioranos, minha família vem do interior de Curuçá, região do salgado que é rica no folclore e musicalidade regional, lá eu sei que existem muitos mestres de carimbó e quero ao máximo que eles tenham a chance de viver da sua música”, destacou.

Questionado sobre a inspiração do nome do selo, Eric explica que: ” Mirante Records nasceu por inspiração do Mirante da TF, um espaço cultural criado pelo meu sogro para agregar todos os tipos de artistas e pessoas, ideia que compartilho para o selo”, finalizou. 

Serviço

Lançamento single ‘Embalando a Rede’ + Selo Mirante Records
Data: 9 de junho lançamento do single e 14 de junho lançamento do selo
Disponível em todas as plataformas digitais de música.
Mais informações: @gitocosta @margustracks @miranterecordsofc
Assessoria de imprensa / Agendar entrevistas: (91) 98234-8458 – Emanuele Corrêa


Lia Corpes

Sou Editora Chefe do Portal de notícias Correio Paraense, produtora do Rede Pará Podcats, membro da AIA - Associação de Imprensa de Ananindeua