Prêmio Amazônia de Música: últimos dias para público escolher o Artista Revelação


Segue, até amanhã, dia 2, a votação popular para eleger o Artista Revelação da primeira edição Prêmio Amazônia de Música, que ocorrerá na próxima terça-feira, 6, no Theatro da Paz. O público pode votar no site www.premioamazoniademusica.com.br em um dos três artistas finalistas desta categoria: RAWI, o grupo Suraras e Raidol.

A categoria de Artista Revelação é um momento único em qualquer premiação musical. Ela reconhece o trabalho e a criatividade de novos artistas que emergem no cenário musical, oferecendo-lhes uma plataforma para brilhar e conquistar o seu espaço no mundo da música. Além de ser um momento de celebração do talento em constante renovação é também um incentivo para a descoberta de novas vozes e estilos musicais. Os três indicados possuem características e estilos únicos que os distinguem no cenário musical paraense.

O premiado será conhecido junto aos demais das outras 30 categorias, no dia 6 de junho, às 20h, no Theatro da Paz, numa cerimônia repleta de glamour e homenagens à cantora Fafá de Belém. Haverá ainda a participação de diversos artistas convidados. O evento é para convidados e haverá transmissão ao vivo pela TV Cultura do Pará.

De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, a escolha do voto popular para eleger o Artista Revelação é uma forma de aproximar o público do evento e também movimentar os fãs desses artistas espalhados por diversos municípios paraenses.

“A Equatorial está comprometida com a cultura do estado, por isso é a maior patrocinadora de projetos culturais do Pará.  Sabemos da importância da democratização da arte e é excelente ver artistas tanto da capital quanto de outras regiões indicados em diversas categorias. Isso possibilita que o público de outras cidades também se sinta parte dessa grande festa”, comenta Michelle.

A realização da premiação é da Oriente Multiproduções, com patrocínio da Equatorial Para, via Lei Semear do Governo do Estado.

Conheça um pouco mais sobre os indicados a Artista Revelação:

1. RAWI – RAWI é um multiartista queer de 23 anos, nascido e criado na cidade de Santarém, PA, Amazônia. Tem mais de 10 anos de vivência e trabalho com arte em várias linguagens, indo do teatro, poesia, artes plásticas, audiovisual a música.  Lançou, em 2021, o primeiro álbum visual do Oeste paraense, participou do projeto Sons do Pará da TV Liberal, se apresentou nos festivais como: Çairé, Amazônia em Pé, Se Rasgum, Psica, Festival dos Rios e CineAlter. Figura, em 2023, o corpo de artistas selecionados no edital Natura Musical.

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bgurWV5sbaw

2. Grupo Suraras – O grupo faz parte da “Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós”, que tem a missão de combater o racismo e a violência contra a mulher indígena. Com a música, mais especificamente o carimbó, elas marcam presença em um ritmo tradicionalmente executado por homens e, de forma subversiva, ecoam suas lutas para além de seus territórios.

Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLj4cxLBW7eSTEVJio_JgBrkZM5fj–aX5

3. Raidol Raidol – Forjado em uma família de artistas (pai cantor, compositor e instrumentista, mãe pedagoga e dançarina e avó cantora de rádio), Raidol nasceu imerso em arte. Através da vitrola de seus avós e das intermináveis tardes de domingo regadas à música. Entrou em contato desde cedo com uma variedade imensa de artistas. Se lançou como artista em 2018, com seu primeiro trabalho solo, “Raidol” (22/08/2018) e rapidamente foi abraçado pelo público que passou a lotar suas apresentações no circuito independente de Belém, cantando as músicas a plenos pulmões. Esse primeiro EP hoje acumula mais de 160k plays no Spotify.

Youtube: https://www.youtube.com/@raidolmusica6803

Serviço

Para votar em seu artista favorito, basta acessar o site oficial do Prêmio Amazônia de Música em www.premioamazoniademusica.com.br e seguir as instruções para votação. O prazo final para votar é dia 2 de junho. Realização da Oriente Multiproduções. Patrocínio Equatorial Pará, via Lei Semear do Governo do Estado.


Lia Corpes

Sou Editora Chefe do Portal de notícias Correio Paraense, produtora do Rede Pará Podcats, membro da AIA - Associação de Imprensa de Ananindeua