Segue, até amanhã, dia 2, a votação popular para eleger o Artista Revelação da primeira edição Prêmio Amazônia de Música, que ocorrerá na próxima terça-feira, 6, no Theatro da Paz. O público pode votar no site www.premioamazoniademusica.com.br em um dos três artistas finalistas desta categoria: RAWI, o grupo Suraras e Raidol.
A categoria de Artista Revelação é um momento único em qualquer premiação musical. Ela reconhece o trabalho e a criatividade de novos artistas que emergem no cenário musical, oferecendo-lhes uma plataforma para brilhar e conquistar o seu espaço no mundo da música. Além de ser um momento de celebração do talento em constante renovação é também um incentivo para a descoberta de novas vozes e estilos musicais. Os três indicados possuem características e estilos únicos que os distinguem no cenário musical paraense.
O premiado será conhecido junto aos demais das outras 30 categorias, no dia 6 de junho, às 20h, no Theatro da Paz, numa cerimônia repleta de glamour e homenagens à cantora Fafá de Belém. Haverá ainda a participação de diversos artistas convidados. O evento é para convidados e haverá transmissão ao vivo pela TV Cultura do Pará.
De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, a escolha do voto popular para eleger o Artista Revelação é uma forma de aproximar o público do evento e também movimentar os fãs desses artistas espalhados por diversos municípios paraenses.
“A Equatorial está comprometida com a cultura do estado, por isso é a maior patrocinadora de projetos culturais do Pará. Sabemos da importância da democratização da arte e é excelente ver artistas tanto da capital quanto de outras regiões indicados em diversas categorias. Isso possibilita que o público de outras cidades também se sinta parte dessa grande festa”, comenta Michelle.
A realização da premiação é da Oriente Multiproduções, com patrocínio da Equatorial Para, via Lei Semear do Governo do Estado.
Conheça um pouco mais sobre os indicados a Artista Revelação:
1. RAWI – RAWI é um multiartista queer de 23 anos, nascido e criado na cidade de Santarém, PA, Amazônia. Tem mais de 10 anos de vivência e trabalho com arte em várias linguagens, indo do teatro, poesia, artes plásticas, audiovisual a música. Lançou, em 2021, o primeiro álbum visual do Oeste paraense, participou do projeto Sons do Pará da TV Liberal, se apresentou nos festivais como: Çairé, Amazônia em Pé, Se Rasgum, Psica, Festival dos Rios e CineAlter. Figura, em 2023, o corpo de artistas selecionados no edital Natura Musical.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bgurWV5sbaw
2. Grupo Suraras – O grupo faz parte da “Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós”, que tem a missão de combater o racismo e a violência contra a mulher indígena. Com a música, mais especificamente o carimbó, elas marcam presença em um ritmo tradicionalmente executado por homens e, de forma subversiva, ecoam suas lutas para além de seus territórios.
Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLj4cxLBW7eSTEVJio_JgBrkZM5fj–aX5
3. Raidol Raidol – Forjado em uma família de artistas (pai cantor, compositor e instrumentista, mãe pedagoga e dançarina e avó cantora de rádio), Raidol nasceu imerso em arte. Através da vitrola de seus avós e das intermináveis tardes de domingo regadas à música. Entrou em contato desde cedo com uma variedade imensa de artistas. Se lançou como artista em 2018, com seu primeiro trabalho solo, “Raidol” (22/08/2018) e rapidamente foi abraçado pelo público que passou a lotar suas apresentações no circuito independente de Belém, cantando as músicas a plenos pulmões. Esse primeiro EP hoje acumula mais de 160k plays no Spotify.
Youtube: https://www.youtube.com/@raidolmusica6803
Serviço
Para votar em seu artista favorito, basta acessar o site oficial do Prêmio Amazônia de Música em www.premioamazoniademusica.com.br e seguir as instruções para votação. O prazo final para votar é dia 2 de junho. Realização da Oriente Multiproduções. Patrocínio Equatorial Pará, via Lei Semear do Governo do Estado.